O ANARQUISMO NA GEOGRAFIA DE ÉLISÉE RECLUS
Abstract
O artigo se propõe a fazer uma análise da presença da ideologia anarquista em obras de Élisée Reclus publicadas em língua portuguesa. Seus textos apresentam como núcleo central o desaparecimento de fronteiras, a solidariedade sem distinção de sexo e a abolição dos privilégios, do poder, da religião e do Estado. Reclus era antideterminista, anticlerical, antidarwinista social e favorável à igualdade de gêneros. Buscou explicaros problemas sociais por meio da Geografia, sem, contudo, compartimentá-la, e foi colocado no ostracismo por sua visão anarquista. O estabelecimento da luta de classes foi tratado como uma necessidade de qualquer análise geográfica; como também o processo de busca de equilíbrio e o papel fundamental da mudança dos indivíduos. Realizou uma análise geográfica da dominação política e insistia na necessidade delibertação. Em sua perspectiva, ciência e política estavam indissoluvelmente ligadas.
ANARCHISM AT ÉLISÉE RECLUS’ GEOGRAPHY
The article proposes to perform an analysis of the anarchism ideology’s presence at Élisée Reclus works published in Portuguese. His texts have as main core the frontiers disappearing, the solidarity with no sexual distinction and the abolition of privileges, power, religion and State. It was anti-determinist, anti-clerical, anti-social Darwinist and in favor or gender equality. Tried to explain the social issues thought Geography, without compartmentalizing it, and was put in ostracism because of his anarchist view. The class conflict was placed as a need to any Geographic analysis, as well the search of balance process and the crucial role of the individual change. He performed a Geographic analysis of the political domination and insisted in the liberty need. According to his perspective, Science and Politics were indissolubly connected.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.