A radicalização do neoliberalismo e o crescimento da dívida pública interna no Governo FHC (1995-2002)
Resumo
Resumo: O modelo neoliberal de gestão do Estado emergiu das cinzas da crise econômica do início da década de 1970. No Brasil, o neoliberalismo foi adotado no contexto da transição democrática na segunda metade da década seguinte. A sua radicalização, no entanto, ocorreu a partir da gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Assim, o intuito premente deste estudo é analisar as medidas neoliberais adotadas pelo Governo FHC, que configurando-se como radicais. O resultado foi uma onda enorme de privatizações, e de medidas que enxugaram os gastos sociais, resultando na constituição de um modelo em que o Estado afastou-se da função de promotor do bem-estar social e assumiu a função de gerenciador da livre circulação do capital. Isso resultou em desemprego e no crescimento da dívida pública interna.
Palavras-chaves: Neoliberalismo. Governo FHC. Privatizações. Dívida pública.
La radicalización del neoliberalismo y el crecimiento de la deuda pública en el gobierno FHC, Brasil, (1995-2002)
Resumen: El modelo neoliberal de la administración del estado emerge de las cenizas de la crisis económica de la década de 1970. En Brasil, se adoptó el neoliberalismo en el contexto de la transición democrática en la segunda mitad de la próxima década. Su radicalización, sin embargo, se produjo a partir de la gestión de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Así que el propósito urgente de este estudio es analizar las medidas neoliberales adoptadas por el gobierno de FHC, que se configura como radicales. El resultado fue una enorme ola de privatizaciones, y las medidas que arrasan el gasto social, que resulta en la creación de un modelo en el que el estado se alejó de la asistencia social de la función de promotor y tuvieron la función de gestor libre de la circulación capital. Esto ha resultado en el desempleo y el crecimiento de la deuda pública.
Palabras clave: El neoliberalismo. FHC. La privatización. Deuda pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.