A mobilidade em cidades históricas: discutindo o transporte coletivo na cidade de Goiás – Goiás – Brasil
Abstract
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a mobilidade em cidades históricas tomando como ponto de partida o transporte coletivo da Cidade de Goiás e sua relação com a mobilidade da população vilaboense. A pesquisa faz uma correlação entre conceitos da mobilidade e aplica, a partir dos conceitos geográficos, à realidade socioespacial e à qualidade dos deslocamentos da população da Cidade de Goiás por meio do transporte coletivo. Com este estudo foi possível compreender quais as principais dificuldades do sistema de transporte coletivo da Cidade de Goiás, e também como anda a qualidade da mobilidade em cidades históricas, em especial no caso estudado, cuja cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade. A pesquisa também contribui com os estudos geográficos para a Geografia Goiana e para os estudos da mobilidade em geral.
Palavras-chave: Transporte Coletivo, Mobilidade, Cidade de Goiás
Downloads
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.