Geografia, educação libertária e escola pública: um programa de emancipação através do saber

Autores

  • Federico Ferretti Universidade de Genebra

Resumo

Este artigo pretende abordar o papel dos geógrafos anarquistas, em particular Elisée Reclus e Pëtr Kropotkin, na fundação do movimento das escolas libertárias, universidades populares e extensões universitárias na Europa entre os séculos XIX e XX, ainda relativamente desconhecido nos debates historiográficos sobre a pedagogia libertária. No mesmo tempo, destacamos o papel de intelectuais libertários próximos de Reclus e Kropotkin, como James Guillaume, na construção do sistema da educação publica e laica na França da Terceira Republica, para esclarecer qual foi o papel da educação libertaria, e da geografia, no estabelecimento dos princípios da educação popular, pública e laica.     

 

Palavras chave: Elisée Reclus. James Guillaume. Pedagogia libertária. Escola pública. 

  

Biografia do Autor

  • Federico Ferretti, Universidade de Genebra
    Possui doutorado em Geografia - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2011).  Trabalha atualmente como pesquisador na Universidade de Genebra sobre o projeto "Escrever o Mundo Diferentemente, Geógrafos, Etnógrafos e Orientalistas na Suíça romanda, 1864-1920, uns discursos heterodoxos" (FNS div. 1 2012-2015)

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Publicado

2014-02-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Geografia, educação libertária e escola pública: um programa de emancipação através do saber. (2014). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 2(2), 09-24. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/2103