A representação de espaços (não)modernos em pó de parede, de Carol Bensimon

Authors

  • Vanessa Fritzen Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen

Abstract

Este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo analisar de que forma e o porquê da modernização se manifestar em algumas instâncias e, em outras não. Para tanto, o livro Pó de parede, dividido em três contos, traz elementos que contribuem como corpus para tal estudo. Primeiramente, uma visão abrangente de vários conceitos – de modernidade e espaço, entrelaçados com a literatura – será realizada com base em estudos de teóricos como Antoine Compagnon, Daniel Henri Pageaux, Milton Santos, entre outros. Finalmente, os elementos de modernização e não modernização presentes em cada conto serão expostos e analisados.

 

Palavras-chave: Modernidade. Espaço. Literatura. Pó de parede.

Author Biography

  • Vanessa Fritzen, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen
    Graduação em Letras: Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen (2010). Mestre em Letras - Literatura Comparada - pela mesma Instituição. Os interesses de investigação, nesse momento, centram-se nos seguintes temas: Literatura, História e Memória, literatura africana de língua portuguesa, Pós-colonialismo, romance português contemporâneo; Relações entre literatura e geografia; Geopoética.

Published

2014-02-20

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A representação de espaços (não)modernos em pó de parede, de Carol Bensimon. (2014). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 2(2), 130-141. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/1498