O uso de charges enquanto recurso didático para o ensino de Geografia
The use of cartoons as a didactic resource for teaching Geography
Palavras-chave:
Charges. Recursos Didáticos. Ensino de Geografia.Resumo
O texto apresenta uma análise a respeito da utilização de charges como recurso didático-pedagógico nas aulas de Geografia de uma escola privada no município de Minaçu-GO. A justificativa do trabalho se dá, principalmente, por ser um assunto pouco abordado nas pesquisas sobre ensino de Geografia e dadas as possíveis contribuições desse recurso didático para a qualidade das aulas dessa disciplina, de modo a estimular um maior número de estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Esse trabalho é resultado de pesquisa e revisão bibliográfica feita a priori sobre o tema e, logo em seguida, pesquisa de campo que consistiu na aplicação de um questionário para os professores que ministram essa disciplina na escola campo de investigação. Foi constatado, durante a análise dos dados, que as charges podem ser consideradas instrumentos que contribuem para os processos didáticos pedagógicos para as aulas de Geografia, pois possibilitam que as aulas sejam mais dinâmicas, despertando, assim, o interesse dos alunos para os conteúdos trabalhados.
The use of cartoons as a didactic resource for teaching Geography
Abstract: The text shows an analysis regarding the use of cartoons as a didactic-pedagogical resource in Geography classes at a private school in the municipality of Minaçu-GO. The justification of the work is mainly because it is a subject that is rarely addressed in research on teaching Geography and given the possible contributions of this didactic resource to the quality of classes in this discipline, in order to encourage a greater number of students in the teaching and learning process of Geography. This work is the result of research and bibliographic review done initially on the subject and soon afterwards field research that consisted of the application of a questionnaire for the teachers who teach this discipline in the field research school. It was found during the analysis of the data, that the cartoons can be considered instruments that contribute to the pedagogical didactic processes for the Geography classes, because they allow the classes to be more dynamic thus arousing the students' interest in the contents worked on.
Keywords: Charges; Didactic resources; Geography teaching.
El uso de caricaturas como un recurso didáctico para la enseñanza de Geografía
Resumen: El texto presenta un análisis sobre el uso de caricaturas como un recurso didáctico-pedagógico en las clases de Geografía en una escuela privada en el municipio de Minaçu-GO. La justificación del trabajo se debe principalmente a que es un tema que rara vez se aborda en la investigación sobre la enseñanza de Geografía y se le dan las posibles contribuciones de este recurso didáctico a la calidad de las clases en esta disciplina, con el fin de alentar a un mayor número de estudiantes en el proceso de enseñanza y aprendizaje de Geografía. Este trabajo es el resultado de una investigación y revisión bibliográfica realizada a priori sobre el tema y posteriormente una investigación de campo que consistió en la aplicación de un cuestionario para los maestros que enseñan esta disciplina en la escuela selecionada. Durante el análisis de los datos se descubrió que las caricaturas pueden considerarse instrumentos que contribuyen a los procesos didácticos pedagógicos para las clases de Geografía, ya que permiten que las clases sean más dinámicas, lo que despierta el interés de los estudiantes en los contenidos trabajados.
Palabras chave: Caricaturas; Recursos Didácticos; Enseñanza de Geografía.
Referências
AGUIAR, V. T. O verbal e o não verbal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU). 2004.
ARRIGONI, M. M. Debatendo os conceitos de Caricatura, Charge e Cartum. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Universidade Estadual de Londrina, 2011.
BARROS A. I. N.; CASTRO C. P.; GUIMARÃES L. J.; SILVA E. I. As tiras da Mafalda: Conteúdos de Geografia na linguagem dos Quadrinhos. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/prolicen/trabalhos-prolicen/prolicen-anderson-iury.pdf> Acesso em: 11 out. de 2016.
CALLAI, H.C. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí, Ed. Injuí, 2013.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Ensino de Geografia: Caminhos e Encantos. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
Delfino V. S.; Almeida A. S.; Dias A.M.L. O uso de HQ no ensino da geografia: diferentes linguagens em sala de aula. Disponível em:< http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID5192_17082015162957.pdf> Acesso em: 14 de Set. 2016.
GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. RJ. Ed. Graal, p.90. 1992.
GUIMARÃES, I. Ensino de Geografia, mídia e produção de sentidos. Terra Livre – Geografia e ensino, Presidente Prudente, v.1, n. 28, p. 45-50, jan-jun. 2007.
KATUTA, A. M. A educação docente: (re)pensando as sua práticas e linguagens. Terra Livre, Presidente Prudente, v. 1, n. 28, p. 221-238, jan./jun. 2007.
MENDONÇA, A. C. As redes de significados como um novo paradigma na educação. Disponível em: <http://www.monografias.com>. Acesso em 13: out. 2017.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MELO, F. A. Aulas tediosas, alunos alienados. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R. MALYSZ, S. T. (ORG) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Editor Contexto, p. 95-100, 2007.
MORETTI, F. Qual a diferença entre charge, cartum e quadrinhos? Disponível em: <http://www.ccghumor.com.br>. Acesso em: 15 ago. 2017.
OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PONTUSCHKA, N. N. In: PICONEZ, S. C. B. (org). A pratica de Ensino e o Estágio Supervisionado. 19 ed. Campinas, SP. Papirus, 2010.
SILVA, I. C. Humor gráfico: o sorriso pensante e a formação do leitor. Natal: UFRN/RN. Dissertação de Mestrado, 2008.
SILVA, D. de B. M. A charge em sala de aula. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm>. Acesso em: 14 Set. 2016.
SILVA, E. I. Temas Geográficos na Linguagem de quadrinhos. In: SILVA, E. I.; PIRES, L. M. (org). Desafios da didática de geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 215-233, 2013.
SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. Goiânia, 2010. Tese de Doutorado em Geografia – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, 2010.
SILVA, E. I.; CAVALCANTI, L. A mediação do ensino-aprendizagem de Geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. In: Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141-156, jul./dez. 2008.
VERGUEIRO, W. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, V. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-29.
VIEIRA, C. E; SÁ, M. G. de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R. MALYSZ, S. T. (ORG) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Editor Contexto, p. 101-116.2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.