DETERMINANTES DA OFERTA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS POTIGUARES EM 2015

Autores

  • Francisco Danilo da Silva Ferreira Universidade da Estado do Rio Grande do Norte
  • William Gledson e Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Elvira Helena Oliveira de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5236825

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar os determinantes da oferta de ensino nos municípios do estado do Rio Grande do Norte (RN) em 2015. Metodologicamente, usou-se o método DEA para estimar a fronteira da disponibilidade de ensino nos entes observados em relação às variáveis selecionadas no estudo. A partir disso, foi aplicado o modelo de regressão com variável dependente censurada (tobit), cuja preocupação procedeu da mensuração do impacto que as variáveis da pesquisa exerceram sobre a fronteira da oferta de ensino. Os resultados alcançados mostraram que poucos municípios foram eficientes, reservando aos demais níveis de ineficiência na disponibilidade de ensino, além do FUNDEB representar a principal fonte financiadora desse bem público.

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Biografia do Autor

  • William Gledson e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professor de Economia na UERN/Ass´ú.

  • Elvira Helena Oliveira de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Economia pela UERN.

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Publicado

2020-03-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DETERMINANTES DA OFERTA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS POTIGUARES EM 2015. (2020). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 15(1), 53-71. https://doi.org/10.5281/zenodo.5236825