Estratégias de desenvolvimento territorial: a experiência da terceira Itália e do município de Catalão, Goiás, Brasil

Autores

  • Vanessa Marzano Araújo

Resumo

Nos últimos anos, diversas agências governamentais, cientistas e organismos internacionais, passaram a recomendar as políticas de desenvolvimento territorial com enfoque micro e mesoeconômico, percebendo a importância do local, mesmo em tempos de globalização econômica. O objetivo desse trabalho é estudar o “Projeto de Desenvolvimento Territorial” que está sendo implementado no município de Catalão, GO. Aborda as teorias do desenvolvimento e mostra a “Terceira Itália” como modelo de desenvolvimento territorial. A região italiana do mezzogiorno apresentou um significativo crescimento econômico sem nenhuma indução de políticas públicas ou previsão de expansão. Houve o renascimento de setores tradicionais (vestuário, móveis e calçados) frequentemente associado a alguma inovação tecnológica. Como resultado, o projeto catalano apresenta dificuldade em estruturar-se por ser considerado de “desenvolvimento”. Por outro lado, mostra a importância de articulação de uma rede local de micro e pequenas empresas para facilitar a inovação tecnológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Marzano Araújo
    Professora Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão. Doutoranda em Economia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégias de desenvolvimento territorial: a experiência da terceira Itália e do município de Catalão, Goiás, Brasil. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 7(1). //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/8413