A evolução das disparidades regionais do setor agropecuário no estado de Goiás: uma aplicação das cadeias de Markov

Autores

  • Ricardo Bruno Nascimento dos Santos

Resumo

O artigo analisa a convergência municipal da renda per capita no Estado de Goiás. A função de distribuição da renda per capita agrícola é estimada para o ano de 1996 e 2006. Onze classes de renda per capita agrícola são definidas. Com base nas duas distribuições de renda uma matriz de Markov de probabilidades de transição de uma região de um nível de renda para outro é estimada. Os resultados indicam que no longo prazo a hipótese de convergência absoluta se mantém, visto que 63% dos municípios estarão em uma classe inferior à média estadual; 26,5%, em uma classe intermediária acima da média; e 10,5%, em uma classe superior acima da média.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Bruno Nascimento dos Santos
    Formado em economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Estatística pela UFPA e Mestrado em Ciências Florestais pela universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, trabalhando principalmente na área de métodos quantitativos.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A evolução das disparidades regionais do setor agropecuário no estado de Goiás: uma aplicação das cadeias de Markov. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 6(2). //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/8404