Desempenho e competitividade do setor siderúrgico brasileiro na década de 90
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5540002Resumo
Os EUA acusam a siderurgia brasileira de ter auferido bons resultados internacionais na última década devido à vigência de subsídios residuais e dumping. Com base nesta problemática, o objetivo deste trabalho é demonstrar que o Brasil melhorou sua participação no mercado internacional de aço por conta de melhorias em termos de eficiência e capacitação das siderurgias locais. Para tal, e em conformidade com a teoria das vantagens competitivas, são utilizados indicadores de competitividade relacionados a desempenho, eficiência e capacitação. Os resultados alcançados demonstram que mesmo que o país tenha perdido espaço no mercado internacional, o setor siderúrgico brasileiro apresentou melhoras significativas em termos de eficiência e capacitação, comprovando um esforço do setor em se adequar à nova realidade competitiva.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________