Estudo comparativo da qualidade de vida dos pronafianos do grupo c e dos não-pronafianos em Santana do Cariri – CE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5540008Resumo
A agricultura familiar é uma forma de produção que vem ganhando espaço nas políticas e discussões no meio rural ao longo dos anos, através de projetos que viabilizam a modernização da produção agrária, impulsionando o crescimento do setor, bem como da economia, buscando alternativas para melhorar as condições de vida dos agricultores. Neste sentido, este trabalho objetivou mensurar a qualidade de vida dos agricultores familiares beneficiários do PRONAF C e dos agricultores não-assistidos pelo PRONAF no município de Santana do Cariri, Ceará. Para tanto, fez-se revisão de literatura e pesquisa direta com os agricultores familiares. Para cumprir com os objetivos desta pesquisa, empregou-se análise tabular e descritiva, assim como a mensuração da qualidade de vida por meio da construção do índice de qualidade de vida dos pronafianos (IQVP) e dos não-pronafianos (IQVN), utilizando os seguintes indicadores: educação, saúde, moradia, aspectos sanitários, aspectos econômicos, alimentação, informação/comunicação e lazer. Os resultados da pesquisa indicaram que dentro dos parâmetros estabelecidos, o IQVP configurou-se como média qualidade de vida, enquanto o IQVN apresentou baixa qualidade de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________