O padrão de financiamento agrícola a partir dos anos 90: o caso do FCO rural no estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5541943Resumo
A partir dos anos 90, com a saída do Estado como principal agente financiador, começam a surgir novas fontes de financiamento agrícola, mais apoiadas em recursos do setor privado e em iniciativas dos governos estaduais e municipais, do qual faz parte a política de fundos constitucionais. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as aplicações do FCO Rural no estado de Goiás no período de 2000 a 2005 buscando verificar se os recursos foram direcionados às atividades de mini e pequenos agricultores, tal como aponta a diretriz do fundo. Para tanto, foram coletados dados junto ao Banco do Brasil referentes à distribuição dos recursos segundo porte, programas, atividades, municípios, condições de financiamento e empregos gerados. A partir das análises, verifica-se uma exclusão dos pequenos produtores do acesso aos recursos do FCO Rural, inclusive no PRONAF, programa voltado exclusivamente para pequenos agricultores. Isto ocorre pela atuação do agente financeiro que visando reduzir os riscos operacionais alocam os recursos para segmentos com maior liquidez, devido à crise agrícola, ao processo de inadimplência e não ter mais o aval do Estado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________