EFEITOS DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM INFRAESTRUTURA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO SETOR DA CONSTRUÇÃO EM MATO GROSSO.

Autores

  • Cláudio Eurico Seibert Fernandes da Silva
  • Rubiane Prado Schoenherr
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo

Resumo

A cidade de Cuiabá será sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Um importante evento esportivo de repercussão mundial, em que investimentos principalmente na área de infraestrutura se fazem necessários. Sendo o setor da construção o mais impactado diretamente pelo mundial. Neste trabalho procura-se verificar os impactos dos investimentos públicos em infraestrutura para a Copa do Mundo FIFA 2014 no setor da construção de Mato Grosso. Também se procurou demonstrar o papel da construção para a economia do estado. Para tal, utilizou-se como base a Matriz de Insumo-Produto Inter-Regional de Mato Grosso e Resto do Brasil – 2007 e os dados das obras públicas da SECOPA/MT (Secretaria Extraordinária da Copa Mundo FIFA 2014), órgão responsável pelos assuntos da Copa do Mundo no estado de Mato Grosso. O método utilizado neste estudo foi o dos multiplicadores de impacto e o choque na demanda final. Os multiplicadores mostraram o quanto é impactado na economia como um todo através de uma mudança exógena na demanda final no setor de construção. Os resultados do impacto na demanda final evidenciaram que os investimentos públicos em infraestrutura para a Copa do Mundo em Cuiabá terão um impacto no setor da construção de Mato Grosso de 6,17% do PIB.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EFEITOS DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM INFRAESTRUTURA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO SETOR DA CONSTRUÇÃO EM MATO GROSSO. (2014). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 10(2), 36 a 54. //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/3069