ESTRUTURA DE CLASSES NA VENEZUELA NO CONTEXTO DEPENDENTE
DOI:
https://doi.org/10.31668/ezp4r382Resumo
Este artigo analisa a estrutura de classes na Venezuela dentro do contexto do capitalismo dependente na América Latina, utilizando uma perspectiva marxista. Baseado nas obras de Marx (2017), Gunder Frank (1980), de Gyorgy Lukács (1969), Nildo Viana (2007) e outros teóricos, investiga-se como as relações de classe moldam a dinâmica social e econômica na região, destacando a persistência das estruturas de exploração e opressão. A análise revela que, apesar das mudanças políticas e econômicas ao longo da história, as elites locais continuam a colaborar com o capitalismo global em detrimento das classes trabalhadoras, perpetuando a dependência econômica e social. A luta de classes é identificada como o motor das mudanças sociais, sendo essencial para a transformação rumo à justiça social e à independência. O estudo também destaca a importância da consciência de classe e da solidariedade regional na busca por uma sociedade mais justa e igualitária na América Latina.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________