CRISE VENEZUELANA, POLÍTICAS MIGRATÓRIAS E OS REFUGIADOS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO DEPENDENTE
Resumo
A questão venezuelana é um fator emergente e muito próximo da realidade brasileira, dado às proximidades estruturais entre os países latino-americanos, e o numeroso contingente de imigrantes que atravessaram as fronteiras do Brasil, principalmente a partir de 2018. Nesse cenário, muitos discursos e visões foram construídos sobre essa realidade, de maneira a promover equívocos e distorções do real contexto vivenciado pelos refugiados venezuelanos. Dessa forma, o presente artigo busca discutir, a partir do contexto do capitalismo dependente, a realidade destes indivíduos no Brasil, no intuito de compreender esse cenário no que tange às causas e consequências vivenciadas pelos imigrantes. Para tal, partindo de uma revisão bibliográfica, serão discutidos os aspectos da migração venezuelana a partir da crise que atingiu a Venezuela, problematizando o contexto do capitalismo que incide sobre essa história.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________