A DEMANDA CHINESA E AS EXPORTAÇÕES DA SOJA GOIANA
UMA ANÁLISE PARA OS MUNICÍPIOS DE RIO VERDE E JATAÍ ENTRE 2009 E 2019
DOI:
https://doi.org/10.31668/reueg.v16i2.11294Resumo
O comércio exterior é de fundamental importância para a economia goiana, e vem apresentando resultados positivos nos últimos anos, de acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. A pauta de exportações goianas é composta basicamente por exportação de soja, carne e minérios. Na última década a China se tornou o principal destino das exportações goianas liderando tanto em volume exportado (toneladas) quanto em receita (US$). A entrada da China na Organização Mundial do Comércio, e posteriormente o surgimento do grupo econômico BRICS reforçaram a participação chinesa na América Latina e especialmente no Brasil. Além de parcerias comerciais, cresceu a influência chinesa nas decisões globais num processo definido por Oliver Stuenkel como o “Mundo Pós Ocidental”. A República Popular da China expande seu comércio em busca de influência, e fortalecimento do soft power, principalmente com a expansão dos Investimentos Externos Diretos IED. Com forte apoio do capital público, seja através de financiamento, seja através de investimento em pesquisas tecnológicas; e com o aumento dos Investimentos Externos, o cultivo da soja avançou em Goiás, visando atender, principalmente, a demanda internacional. Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados referentes à exportação de soja para a China na última década, destacando para os municípios de Rio Verde e Jataí que são os dois maiores exportadores de soja no estado de Goiás.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________