Análise estatística multivariada: uma aplicação na atividade agrícola irrigada do município de Guaiúba-CE

Autores

  • Kilmer Coelho Campos
  • Heloísa Rosa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5541891

Resumo

Objetiva-se identificar e caracterizar grupos distintos de produtores irrigantes do Município de Guaiúba, Ceará, em função dos aspectos técnico e econômico. Os dados são provenientes de pesquisa direta, obtidos por meio de questionários junto aos produtores desse Município. Como instrumentos de análise, empregam-se as técnicas de análise fatorial e de agrupamento para se obter os fatores que refletem o nível técnico e econômico e cujas relações permitam formar grupos de agricultores homogêneos. Desta forma, foram identificados dois grupos distintos de agricultores homogêneos, apresentando diferentes combinações dos fatores, refletindo graus de desenvolvimento da atividade agrícola irrigada. A separação em grupos pode subsidiar a formulação de políticas localizadas de apoio ao setor, visando à geração de emprego e renda, assim como o bem-estar daquela população rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kilmer Coelho Campos
    Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa
  • Heloísa Rosa Carvalho
    Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA – MG) e Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – MG).

Downloads

Publicado

2018-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise estatística multivariada: uma aplicação na atividade agrícola irrigada do município de Guaiúba-CE. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 3(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.5541891

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)