Avaliação econômica de produção de camarão no estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5542027

Palavras-chave:

Avaliação econômica, Carcinicultura, Ceará.

Resumo

A carcinicultura é um dos principais setores do agronegócio cearense. Em 2011, o Ceará tornou-se o maior produtor de camarão do Brasil. O objetivo desse trabalho é identificar o perfil dos produtores de camarão e analisar a viabilidade econômica da produção de camarão do Ceará. Os dados são de natureza primária, logo foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Para estabelecer o perfil dos produtores buscou-se informação sobre: idade, escolaridade, cursos na área, assistência técnica, nível de tecnologia, experiência e cargo. Os dados econômicos coletados foram analisados por meio de indicadores de resultado econômico. Os valores observados para o perfil dos produtores mostra que 44% tem idade de 30 a 50 anos, 75% tem nível superior, entretanto 62% não fizeram qualquer tipo de curso na área e não tem assessoria técnica.  Os resultados econômicos mostram que a receita bruta é maior que custo operacional efetivo e o custo operacional total, portanto existe lucro. Vale ressaltar, que a maior parte dos produtores tiveram resultados positivos tantos para margem bruta quando para margem líquida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fellipy Augusto Holanda Chaves, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará e bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará.

  • Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará
    Professor Adjunto IV do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará - Campus Pici
  • Robério Telmo Campos
    Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação econômica de produção de camarão no estado do Ceará. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 14(1), 94-108. https://doi.org/10.5281/zenodo.5542027

Artigos Semelhantes

1-10 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.