Celso Furtado: Estado e dependência na América latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5248634

Palavras-chave:

Celso Furtado, América Latina, dependência.

Resumo

O presente trabalho pretende resgatar as obras de Celso Furtado sobre a América Latina, especificamente, o debate sobre as formas de dependência. O autor evolui a partir das formas “tradicionais” de dependência, dado que a articulação e defesa do nível de renda dos países da região, durante o período primário-exportador, se sustentavam na defesa de poucos produtos primários, até as “novas” formas de dependência, onde vigora o capitalismo transnacionalizado, com predominância dos fluxos financeiros internacionais, que se refletem na retração das capacidades do Estado de traçar uma rota própria de desenvolvimento para os países da região. O artigo contribui para entender que a dependência muda de forma historicamente, deixando explicita a contradição entre transnacionalização e desenvolvimento nacional, assim como a necessidade da retomada de um projeto nacional para os países sob subdesenvolvimento dependente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Victor Machado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Passagem pela Faculdade de Econômica da Universidade do Porto. Atualmente mestrando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017).
  • Ernani de Almeida Silva Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Passagem pela Faculdade de Econômica da Universidade do Porto. Atualmente mestrando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Celso Furtado: Estado e dependência na América latina. (2019). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 14(2), 24-44. https://doi.org/10.5281/zenodo.5248634

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)