Análise da convergência de renda entre os municípios de Mato Grosso do Sul entre 1999 e 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562725

Palavras-chave:

Crescimento setorial, Mato Grosso do Sul, Convergência

Resumo

Examina-se a dinâmica setorial para o crescimento econômico municipal de Mato Grosso do Sul, e avalia-se a convergência de renda entre os anos de 1999 e 2012. Portanto, foi utilizado e adaptado o modelo de convergência proposto por Barro e Sala-I-Martin de modo a testar as hipóteses de convergência absoluta e condicional além de outras análises descritivas. Encontraram-se evidências estatísticas que permitem concluir pela presença de convergência de renda no período analisado sendo o setor de serviços o centro dinamizador. Foram significativos para explicar o crescimento: o PIB no início do período; as participações dos setores econômicos (agropecuária, indústria, serviços e administração pública); o crescimento populacional; e o capital humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ernani de Almeida Silva Junior, ESAN - Escola Superior de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Mestrando em administração e graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, ESAN - Escola Superior de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Professor da ESAN-UFMS, Pesquisador em Economia Agricola, Economia Regional e Metodos Quantitativos

Downloads

Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da convergência de renda entre os municípios de Mato Grosso do Sul entre 1999 e 2012. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(1), 51-69. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562725

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)