PANORAMA DAS COOPERATIVAS DE AGRICULTORES FAMILIARES EM GOIÁS QUANTO A CAPACIDADE DE COMERCIALIZAREM PRODUTOS REGIDOS SOB AS LEIS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5540134Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Cooperativas, Inspeção Sanitária, CompetênciasResumo
Assinalando a importância da agricultura familiar para a produção agroalimentar brasileira e o papel das cooperativas para organização da produção e comercialização, este artigo se debruça sobre as implicações da legislação sobre inspeção sanitária e o quadro geral das competências das cooperativas da agricultura familiar em Goiás para atenderem as exigências operando no mercado. Destaca custos e necessidades de amplas e variadas formas e dimensões para as organizações derivados do processo de obtenção dos selos de inspeção, especialmente de empreendimentos agroindustriais. Incluem-se custos de transação, estruturais, administrativos, operacionais e burocráticos. Adota-se como procedimento a análise de dados e parâmetros extraídos de um diagnóstico em cooperativas da agricultura familiar em Goiás, realizados por instituições prestadoras de serviço que atendem ao Programa Ater Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Visualizou-se no conjunto das cooperativas que participaram do diagnóstico o grau relativo de competências, capacidades e habilidades relativos àqueles elementos de necessidades ou custos, apontando potenciais desenvolvidos pelas organizações e pendências para se avançar, que podem ser objetos de atendimento por programas públicos e outros que dependem primordialmente de esforços organizativos no âmbito interno das cooperativas, aclarados pelo exame aqui procedido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________