A política monetária nos governos Lula e Dilma
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562636Resumo
Este artigo busca analisar a política monetária da economia brasileira durante os governos Lula e Dilma, destacando seu impacto sobre o crescimento econômico, além de sua subordinação ao sistema de metas de inflação. Portanto, até que ponto a política monetária contribuiu para o crescimento da economia brasileira no período 2003-2014? A política monetária no primeiro governo Lula teve por objetivo principal manter a estabilidade da economia brasileira, restringindo sua ação para promover o crescimento econômico. Contudo, no período 2007-2010 as taxas de juros foram flexibilizadas, sobretudo durante a crise de 2008-2009, contribuindo com o crescimento da economia. No entanto, com a inflação próxima do teto da meta, o início do governo Dilma foi caracterizado por uma estratégica gradualista de aumento da taxa de juros e por medidas macroprudenciais na tentativa de reduzir a inflação sem gerar impactos sobre o crescimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________