A POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO LULA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562866Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a evolução da política fiscal no período do governo Lula (2003-2010), destacando o ajustamento das contas públicas no inicio do governo e a flexibilização do gasto público de 2007 em diante. Portanto, quais as razões da política fiscal ser caracterizada como contracionista no primeiro governo Lula e como expansionista a partir de 2007. Este artigo sustenta a hipótese de que a instabilidade da relação dívida pública/PIB não permitia raios de manobra para uma política de gastos expansionistas, levando o governo a perseguir superávits primários cada vez maiores. Este tipo de política aliado a mudança na composição da dívida pública permitiram que a relação dívida pública/PIB fosse estabilizada e reduzida, gerando maior liberdade para que o governo expandisse o gasto público no segundo período.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________