CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BEM-ESTAR MULTIDIMENSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO

Autores

  • Ana Márcia Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562890

Palavras-chave:

Sistema de Inovação, Ciência e Tecnologia, Bem-Estar, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Como condição para a superação do subdesenvolvimento é necessário compreender o desenvolvimento como processo multidimensional. Estudos chamam a atenção para a importância da dimensão Ciência e Tecnologia (C&T) dentro do sistema de inovação. Tais estudos, abordam a natureza desigual e heterogênea no Brasil. Isto se deve em parte, à grande desigualdade social que impede que os efeitos da modernização se disseminem pela economia, o que justifica a combinação de um sistema de inovação com um sistema de bem-estar social como condição para o desenvolvimento. Além disso, alguns autores apontam que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) influenciam o bem-estar dos indivíduos. Como há evidências que o bem-estar é mais amplo que no simples espaço da renda, é possível definir um conceito multidimensional para bem-estar. Assim, com este trabalho objetiva-se analisar a relação entre C&T e o bem-estar multidimensional nas unidades da federação do Brasil no ano de 2008. Para tanto, foram utilizadas variáveis extraídas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Após a análise, foi possível concluir que alguns estados da região Nordeste possuem baixa capacitação dos indivíduos (medidas pelo Índice de bem-estar) e baixa capacitação científica e tecnológica (medidas pelo Índice de C&T). Por outro lado, na maioria dos estados das regiões Sul e Sudeste os bons índices de bem-estar convivem com bons índices de desenvolvimento científico e tecnológico, embora os melhores índices de bem-estar não necessariamente coincidam com os melhores índices de C&T. Em outros estados não foi evidenciada uma relação nítida entre estes indicadores, apontando-se para a sua desarticulação. Por fim, verificou-se que as TICs influenciam positivamente o bem-estar (ou vice versa) em grande parte das unidades da federação.

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Biografia do Autor

  • Ana Márcia Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas.

    Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BEM-ESTAR MULTIDIMENSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 12(2), 98-122. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562890

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