CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BEM-ESTAR MULTIDIMENSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562890Palavras-chave:
Sistema de Inovação, Ciência e Tecnologia, Bem-Estar, Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
Como condição para a superação do subdesenvolvimento é necessário compreender o desenvolvimento como processo multidimensional. Estudos chamam a atenção para a importância da dimensão Ciência e Tecnologia (C&T) dentro do sistema de inovação. Tais estudos, abordam a natureza desigual e heterogênea no Brasil. Isto se deve em parte, à grande desigualdade social que impede que os efeitos da modernização se disseminem pela economia, o que justifica a combinação de um sistema de inovação com um sistema de bem-estar social como condição para o desenvolvimento. Além disso, alguns autores apontam que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) influenciam o bem-estar dos indivíduos. Como há evidências que o bem-estar é mais amplo que no simples espaço da renda, é possível definir um conceito multidimensional para bem-estar. Assim, com este trabalho objetiva-se analisar a relação entre C&T e o bem-estar multidimensional nas unidades da federação do Brasil no ano de 2008. Para tanto, foram utilizadas variáveis extraídas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Após a análise, foi possível concluir que alguns estados da região Nordeste possuem baixa capacitação dos indivíduos (medidas pelo Índice de bem-estar) e baixa capacitação científica e tecnológica (medidas pelo Índice de C&T). Por outro lado, na maioria dos estados das regiões Sul e Sudeste os bons índices de bem-estar convivem com bons índices de desenvolvimento científico e tecnológico, embora os melhores índices de bem-estar não necessariamente coincidam com os melhores índices de C&T. Em outros estados não foi evidenciada uma relação nítida entre estes indicadores, apontando-se para a sua desarticulação. Por fim, verificou-se que as TICs influenciam positivamente o bem-estar (ou vice versa) em grande parte das unidades da federação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________