EVOLUÇÃO DO DESEMPREGO FEMININO NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2008

Autores

  • Débora Juliene Pereira Lima Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Desemprego feminino, Região Centro Oeste.

Resumo

Este trabalho descreve a evolução do desemprego feminino no Centro Oeste do país para os anos de 2004 e 2008 utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como base de dados. Analisa os determinantes das mudanças ocorridas com relação ao desemprego de mulheres pobres e não pobres através de decomposições logarítmicas para municípios não auto representativos, representativos e nas regiões metropolitanas. O estudo revela que a evolução da participação de mulheres pobres no desemprego da região, no período considerado, ocorreu de maneira heterogênea, com queda nos municípios não auto representativos (devido à redução do desemprego do grupo com relação ao desemprego da região) e elevação nos municípios auto representativos (devido ao aumento do peso do grupo na PIA – População em Idade Ativa) e nas regiões metropolitanas em função do aumento do desemprego do grupo em relação ao desemprego da região. Com relação às mulheres não pobres verificou-se queda do peso das mesmas no desemprego (exceto nos municípios auto representativos) impulsionada principalmente pelo fato demográfico no caso dos municípios auto representativos e pelo aumento do desemprego do grupo em relação ao desemprego total para o caso das regiões metropolitanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Juliene Pereira Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutoranda em Economia - UFU. Professora de Economia. Àreas: Macroeconomia, Economia do Trabalho, Economia Política.

Downloads

Publicado

2012-09-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVOLUÇÃO DO DESEMPREGO FEMININO NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2008. (2012). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 8(1), 38-53. //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/404

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.