Modificações na estrutua produtiva de Goiás e a inserção econômica do nordeste goiano pós deécada de 1980
Palavras-chave:
Economia Regional. Reestruturação produtiva. Economia Goiana. Nordeste Goiano.Resumo
O processo de reorientação espacial da atividade econômica dos grandes centros para o interior do Brasil resultou em modificações consideráveis, sobretudo após a década de 1980, no panorama econômico de Goiás. Nesse contexto, este artigo delimita o Nordeste goiano como objeto de análise e objetiva retratar seu potencial produtivo, definir seu nível de influência na economia do Estado e identificar os entraves que impedem essa região de galgar níveis suficientes de crescimento a fim de que possa adquirir maior competitividade no cenário econômico estadual. A prioridade, será identificada a nova configuração regional brasileira via abordagem da concepção teorica de lugar central e área de mercado, desenvolvida por Christaller (1966) e Lösh (1954), respectivamente, e a teoria dos pólos de crescimento de Perroux (1961), além das políticas nacionais de desenvolvimento, especificamente, o II PND. Ainda será exposto o perfil da economia goiana no limiar do processo de reestruturação dasforças produtivas em ordem nacional, condição sine qua non para permitir alterações no potencial econômico do Estado. No que tange a representatividade econômico-territorial, será identificada a área de abrangência desta região, serão elencadas suas atividades econômicas predominantes e tratadas as políticas públicas estaduais a fim de dinamizar a contribuição da região Nordeste.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________