Trabalho e condições sócio-econômicas no meio rural no estado de Goiás de 1960-2004
Palavras-chave:
Distribuição de renda, trabalho, agricultura, qualidade de vida, Goiás.Resumo
O agronegócio brasileiro, nas últimas décadas, cresceu com um novo padrão baseado nas atividades intensivas - com aumento dos rendimentos físicos e na diversificação da pauta de exportações. Dentre as funções clássicas do setor agrícola destaca-se importante efeito social do setor, ao contribuir para a geração de mão-de-obra, no campo e nas cidades. A modernização do setor agrícola, em Goiás, provocou mudanças profundas no trabalho agrícola, alterando o perfil exigido do trabalhador, modificando radicalmente o padrão de sazonalidade da demanda por trabalho e renda na agricultura goiana. O objetivo deste trabalho foi descrever o contexto sócio- econômico e a distribuição de renda na agricultura de Goiás, de 1960 a 2004, e avaliar a importância relativa de alguns condicionantes da renda das pessoas ocupadas na agricultura. Procurou-se, também, mostrar a extensão da pobreza na agricultura em Goiás, utilizando como limitante de renda até um salário mínimo. Para tanto será usado como instrumento de abordagem, principalmente, a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) e os Censos Agrícolas do IBGE do mesmo período. Conclui-se que no Estado de Goiás a modernização da agricultura e o processo de produção voltado para a exportação vieram associados ao aumento de concentração de renda, com benefícios somente para os detentores dos meios de produção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________