A INSERÇÃO PRODUTIVA DO CERRADO E O PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA
Uma análise a partir da teoria marxista da dependência
DOI:
https://doi.org/10.31668/p3ksah21Resumo
Neste artigo, será discutido a inserção produtiva do Cerrado na economia globalizada, adotando uma perspectiva baseada na TMD (Teoria Marxista da Dependência). Será abordado a complexa rede de relações econômicas entre o Cerrado e os mercados internacionais, destacando os desafios da especialização produtiva na região. Além disso, serão exploradas alternativas que visam resistir à exploração econômica e promover mudanças nas estruturas de poder, com foco na agroecologia, soberania alimentar e modelos econômicos autônomos. Este artigo também fará uma reflexão sobre a relevância da análise crítica da inserção produtiva do Cerrado à luz da Teoria Marxista da Dependência e oferece sugestões para futuras pesquisas e ações visando transformar as relações econômicas e políticas na região.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________