Desempenho acadêmico no ensino superior

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Ingrid Machado Mendonça Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
  • Matheus Ferreira dos Reis Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
  • Vitória Lissa Mendes Rocha Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
  • Sandro Eduardo Monsueto Universidade Federal de Goiás
  • Raphael dos Santos Guedes Vieira Universidade Federal de Goiás – Instituto de Informática

DOI:

https://doi.org/10.31668/reueg.v19i1.12904

Resumo

Através do método de Revisão Sistemática da Literatura, este artigo objetiva levantar e avaliar os principais resultados da literatura empírica sobre os determinantes do desempenho acadêmico entre estudantes do Ensino Superior. É analisada a literatura recente que utiliza abordagem econométrica de modo a extrair e sintetizar os métodos empregados, fatores explicativos e lacunas empíricas. Os resultados obtidos mostram uma diversidade no uso de métodos e métricas, além de revelar importantes lacunas com aplicação direta para o caso brasileiro. Tais resultados podem servir de ponto de partida para novas pesquisas e proposição de políticas educacionais direcionadas para o sucesso acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Machado Mendonça, Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

    Graduanda do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora no Laboratório de Análise de Microdados (LAM)

  • Matheus Ferreira dos Reis, Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

    Graduando do curso de Ciências Econômicas da FACE/UFG. Pesquisador no Laboratório de Análise de Microdados (LAM)

  • Vitória Lissa Mendes Rocha, Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

    Graduanda do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora no Laboratório de Análise de Microdados (LAM)

  • Raphael dos Santos Guedes Vieira, Universidade Federal de Goiás – Instituto de Informática

    Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisador em Aprendizado de Máquina, integrante da equipe de predição, no projeto: "P&D: Inteligência Artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no ensino superior"

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

Desempenho acadêmico no ensino superior: Uma revisão sistemática da literatura. (2023). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 19(1), 48-69. https://doi.org/10.31668/reueg.v19i1.12904

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)