A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: UM PROCESSO, VÁRIAS VERTENTES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4012329Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as teorias de uma variada gama de autores que se tornaram referência no estudo da desindustrialização, tendo como foco de pesquisa o Brasil. Para facilitar a análise, esses autores foram divididos em quatro vertentes: i) ortodoxa, ii) novo desenvolvimentista, iii) estruturalista e iv) industrialista. A contribuição deste trabalho além da desta divisão é a demonstração das possíveis causas do problema para cada grupo, no que se embasam suas conclusões, assim como suas respectivas recomendações para uma possível atenuação ou resolução do problema que aflige a indústria de transformação brasileira a décadas, não obstante um balanço crítico a respeito de cada vertente buscando contribuir com esta temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________