O TRABALHO COM A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMANDO O LEITOR COM VISÃO CRÍTICA

Autores

  • Gracielly Silva Cunha Universidade Estadual de Goiás
  • Vera Lúcia Alves Mendes Paganini

DOI:

https://doi.org/10.31668/coralina.v4i1.13342

Resumo

Este artigo aborda o papel da literatura na formação do leitor crítico, tendo por objetivo compreender a leitura/literatura como formadora de leitores com capacidade de interpretação e posicionamento crítico diante do que lê. Partindo da proposta de percepção do texto pelos níveis de compreensão, da obra O que é leitura, de Maria Helena Martins (2006), a pesquisa envolveu um trabalho de leitura e análise literária com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Goiás. A abordagem metodológica de pesquisa foi feita por amostragem. Foram analisadas três obras literárias: Minhas férias, pula uma linha, parágrafo, de Christiane Gabriel; Extraordinário, de R. J Palácio – no formato livro e filme, e Dicionário de Sonhos e outras histórias de cordel, de José Francisco Borges, utilizando como recursos de abordagem os três níveis de leitura propostos pela autora. No contato dos alunos com as obras, o intuito foi verificar se conseguem analisar as obras numa perspectiva crítica. As análises foram realizadas por meio de rodas de conversa, desenhos, produção de texto e discussões sobre as temáticas presentes em cada obra. Foi possível evidenciar que a literatura pode influenciar em diversos aspectos da formação do indivíduo – não só no campo da linguagem, mas também em relação aos aspectos: sociais, afetivos, culturais, entre outros. A pesquisa mostrou também o quanto a leitura é permeada de subjetividade. Ao refletir sobre o texto lido numa perspectiva crítica, cada sujeito pode estabelecer relações com suas próprias concepções a respeito da temática abordada.

Palavras-chave: Literatura Infantil; formação de leitor; criticidade.

 

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Publicado

2022-09-19