A NARRATIVA SOBRE A DITADURA CIVIL MILITAR NO LIVRO DIDÁTICO DE 9º ANO DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Eric de Sales UEG
  • Édno Rondinele Chaves de Gois

Resumo

Partindo do pressuposto de que a História possui a natureza narrativista,
discutir a narrativa sobre a questão da ditadura civil militar no livro didático é de
suma imp ortância para a discussão de u ma educação em e para os Direitos
Humanos, assim como para um dos principais eixos da chamada Justiça de
Transição, qual seja, o direito a memória e a verdade e a luta para o Nunca Mais!,
isto é, a luta para que atrocidades que o País vivenciou nunca mais voltem a ocorrer.
A principal motivação para a construção dest e trabalho está alicerçada nos seguintes
pontos: primeiro, a familiaridade que tenho com a fonte (livro didático História nos
Dias de Hoje , 9º ano, de Flávio Campos, Regina Claro e Miriam Dolhni koff, escolhido
por algumas escolas da rede pública do Distrito Federal para o triênio 2017 2019);
segundo, acredito que trabalhar e tratar sobre a temática ditadura civil militar
brasileira (que foi um dos pontos de minha tese de doutoramento) é uma luta
constante pelos Direitos Humanos e pela preservação e promoção do direito a
memória e verdade; outro ponto de relevância é que, por ser material que será
utilizado no triênio 2017 2019 por algumas escolas da rede pública do Distrito
Federal, o que afetará como uma porcentagem de jovens aprenderão sobre a
história recente do Brasil.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental