A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS E DOCENTES EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG - CÂMPUS ITAPURANGA (2017-2018)

Autores

  • Damiana Antonia Coelho UEG
  • Meniza Lorrara Pires da Silva

Resumo

A proposta deste estudo é apresentar a percepção dos acadêmicos e docentes do curso de história em relação as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado no ensino fundamental e médio, com o objetivo de discutir os resultados dessa etapa obrigatória no processo de formação. O Estágio Supervisionado constitui-se em um momento de diálogo entre o que se aprende no meio acadêmico e o que é ensinado no nível fundamental e médio. Entretanto, essa etapa gera discussões e debates acerca de sua organização, estrutura e relevância para a formação docente. Para observar a percepção dos acadêmicos e docentes foram aplicados questionários abertos sobre o projeto de Estágio do Curso de História em execução. Ao serem questionados sobre o conhecimento do referido projeto, os estagiários em sua maioria afirmaram que não realizaram a leitura e que desconhecem a existência do mesmo. Outro aspecto abordado foi a relevância da miniaula como critério para a liberação para o contato com a escola-campo, mas a quantidade excessiva a torna desgastante e repetitiva. Entre as queixas dos estagiários está o fato da exigência que as etapas da regência, monitoria e semirregência sejam realizadas no município da instituição, isso inviabiliza a realização dessas etapas no município do estagiário causando transtornos, despesas e superlotação das escolas. Outro quesito mencionado com frequência é a distribuição da carga horária destinada a cada período do Estágio e a falta de flexibilidade do projeto principalmente no último período, pois as atividades do estágio acumulam com a realização da pesquisa. Ainda assim, consideram o Estágio Supervisionado como significativo para seguir a profissão docente. Desta forma, visualiza-se a necessidade de uma revisão do projeto de Estágio do referido curso e da possibilidade de inserção de sugestões dos estagiários para um melhor aproveitamento e desenvolvimento das etapas do Estágio.

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Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental