HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS
CULTURA E PODER
Resumo
O estudo da história dos brinquedos revela que eles surgiram no contexto das guerras. Foram criadas as miniaturas (soldados, cavalos, canhões, etc.) para serviram de peças de movimentação estratégica em um tabuleiro de guerra, e que algumas vezes eram manipulados pelas crianças. A apresentação dos brinquedos para as crianças se dá de forma impositiva (relação de poder), em que os adultos apresentam os objetos para elas e que somente depois é que vai acontecer a transformação destes em brinquedos. Quando por meio da imaginação, as crianças realizam o ato de brincar. Sendo assim, em cada sociedade essa imposição acontece de forma distinta em detrimento de cada cultura. O universo das crianças é marcado por alegrias, angústias e realidades, sendo possível compreender o significado pedagógico dos brinquedos na construção dos indivíduos e nas práticas de reprodução social. Tanto os brinquedos quanto as brincadeiras podem ser consideradas suportes de representação que revelam significados e códigos culturais sobre a formação do indivíduo social. Deve-se destacar que a pedagogia social, que surgiu na Alemanha no pós-guerra, tem o intuito de ajudar a formar o papel de cada indivíduo dentro daquela sociedade. Neste sentido, não podemos descartar o caráter pedagógico que os brinquedos possuem para incutir nas crianças aquilo que a sociedade espera que elas sejam e que se reconheçam culturalmente no meio em que nasceram. Uma vez que a cultura é uma dimensão do processo social, ela mantém proximidade com as relações de poder, cujos interesses dominantes da sociedade manifestam sua força. Por meio da análise histórica e sócio pedagógica dos brinquedos, é possível perceber as relações de poder existentes, revelando a visão que a sociedade tem de suas crianças, e como a indústria dos brinquedos se apropria destes conceitos, para produção e venda de seus produtos. Este artigo tem como objetivo apresentar a história dos brinquedos na sociedade e refletir sobre as relações de poder existentes no ato de brincar, sobretudo com os brinquedos industrializados.