ESPAÇO DE TOPOFILIA NA POESIA DE CORA CORALINA E JOSÉ DÉCIO FILHO

Autores

  • Moema Souza Esmeraldo Universidade Federal de Goiás/ CAC
  • Maria Imaculada Cavalcante Universidade Estadual de Goiás/ CAC

Palavras-chave:

Espaço, Poesia e Topoanálise

Resumo

Pretende-se investigar pressupostos teóricos que contribuam com a discussão sobre espaço, especificamente, os espaços referendados nas obras poéticas Poemas dos becos de Goiás e estórias mais (1965), de Cora Coralina e Poemas e Elegias (1953), de José Décio Filho. Tais espaços são descritos por meio de um lirismo marcado pelo uso de imagens poéticas relacionadas, sobretudo, a cidades. Para tanto, propõem-se um estudo sistematizado dos espaços aprimorados na poesia desses autores, pois ao dedicarem versos para descrever determinados lugares não o fazem sem objetivo, e, dessa maneira, verifica-se a intenção de aproximar o eu-lírico com o meio vivido. Todavia, para amparar o enfoque apresentado, partirei de algumas noções de espaço geográfico discutida por Milton Santos, bem como utilizarei a topoanálise como suporte metodológico a partir da análise e aprofundamento das ideias do teórico Gaston Bachelard em sua obra A poética do espaço.

Biografia do Autor

  • Moema Souza Esmeraldo, Universidade Federal de Goiás/ CAC

    Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Goiás- UFG/CAC. Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2005) e em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2010), Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em literatura, crítica literária, educação básica e educação de jovens e adultos

  • Maria Imaculada Cavalcante, Universidade Estadual de Goiás/ CAC
    Maria Imaculada Cavalcante cursou Graduação em Letras em 1980 e Graduação em Educação Artística em 1983, ambas pela Universidade Federal de Uberlândia. Concluiu o Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás em 1989. Concluiu o Doutorado em Letras - Estudos Literários em 2002 e o Pós-Doutorado em 2010, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Campus de Araraquara. Atualmente é Professora Associado do Campus Catalão - Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de Graduação em Letras, Especialização em Leitura e Ensino, Mestrado em Geografia e Mestra em Estudos da Linguagem. Possui experiência profissional na área de Letras com ênfase em Literatura de Língua Portuguesa, Literatura comparada e Teoria Literária. Desenvolve, ainda, projeto de pesquisa interdisciplinar intitulado A representação do espaço geográfico na literatura regional e "A representação da pintura no romance moderno". Os termos mais freqüentes na contextualização da sua produção científica e artístico-cultural são: Romantismo, Modernidade, Fragmentação, Ruptura, Ironia, Intertextualidade, Satanismo, Artes, Pintura, Espaço e Paisagem.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental