ENSINO UNIVERSAL: desafios e possibilidades para a emancipação intelectual
Palavras-chave:
O Mestre Ignorante, Igualdade das inteligências, Ensino Universal, Ensinoaprendizagem, Mestre explicadorResumo
O presente artigo tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre a obra O mestre ignorante (2015) do filósofo Jacques Rancière. Busca-se ainda, compreender o método denominado “Ensino Universal” e sua contribuição ao processo de ensinoaprendizagem. Para tanto, o estudo contextualiza a obra, destacando a relevância dos estudos de Jacotot e a sua proposta de “Ensino Universal”; levanta conhecimentos relevantes no que tange aos aspectos histórico-filosóficos da obra; apresenta a posição do aluno, professor e livro no Ensino Universal, refletindo sobre o dialogismo do método com o pensamento de outros filósofos, apontando limites e possibilidades de aplicação desse método na atualidade e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa. Busca-se, ainda, dialogar com outros autores cujas teorias educacionais estabelecem algum tipo de relação com a obra de Rancière. Por fim, espera-se formular uma análise sobre os limites e possibilidades para a instauração do “Ensino Universal” no contexto atual com base em outras teorias epistemológicas, apresentando-se os caminhos e os limites da obra perante o processo de ensino-aprendizagem, bem como a relevância e contribuição de Jacques Rancière ao denominado Ensino Universal no tocante à desigualdade das inteligências.