OS PROFESSORES TAPUIA E SEU ENCONTRO COM UMA PEDAGOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: RESSIGNIFICANDO SUA IDENTIDADE ÉTNICA E LINGUÍSTICA

Autores

  • Maria de Lurdes Nazário Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Professores Tapuia, Educação Intercultural, Pedagogia da Problematização

Resumo

Discutimos o percurso dos professores do povo Tapuia da Terra Indígena Carretão (GO) na licenciatura em Educação Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG), refletindo sobre como eles têm ressignificado sua realidade e sua identidade juntamente com seu povo, no contexto de uma prática pedagógica intercultural e de problematização. Desde o final do século XX, essa comunidade indígena goiana tem sido questionada, por possuir um fenótipo afroindígena e fazer uso da língua portuguesa, e isso favoreceu o surgimento e/ou fortalecimento de atitudes etnolinguísticas negativas entre eles. Compreendemos que, no contexto das práticas pedagógicas interculturais vivenciadas pelos Tapuia, essa comunidade tem conseguido desvelar sua realidade, e, aos poucos, tem se desvencilhado de muitas armadilhas do pensamento da colonialidade global ou, como diz Freire (1979), dos mitos como elementos básicos da ação manipuladora, que fizeram muitos Tapuia desacreditarem em sua identidade.

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Publicado

2017-04-21

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental