TIC NO ENSINO DE LINGUA(GEM): algumas proposições teóricas e práticas
Palavras-chave:
TIC, Lingua(gem), Teoria e práticaResumo
Este artigo busca reunir trabalhos voltados ao ensino e aprendizagem de lingua(gem) mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Objetivamos discutir conceitos básicos referentes ao assunto em educação e problematizar alguns eventos em que tais práticas podem ser inseridas para fins de uma aprendizagem colaborativa e autônoma. Desse modo, comporá nossa exposição os seguintes temas: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem, práticas acadêmicas mediadas por tecnologias, efeitos das novas tecnologias na linguagem. Com vistas à reflexão sobre os inúmeros assuntos componentes desse processo, exporemos teorizações dos seguintes autores (KENSKI, 2008, 2015; COSCARELLI E RIBEIRO, 2005; SOARES, 2002). A proposta de assunto desse artigo foi desenvolvida em um minicurso na XIII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UEG, Campus de Itapuranga, direcionado a graduandos e pós-graduandos com o intuito de despertar competências críticas e pensar práticas variadas e contextualizadas em que as TIC medeiam os mais variados contextos de ensino e aprendizagem. Como sugestões práticas, apresentaremos pesquisas em lingua(gem) realizadas sobre o assunto (OLIVEIRA, H, F; COSTA-COELHO, 2013; COSTA, 2009, LARCHER; VERONESE, 2014).