PROJETO INTERDISCIPLINARIDADE: IDENTIDADE CAMPONESA. “QUEM SOU EU? CONHECENDO PARA CONVIVER”

Autores

  • Ricardo Santos de Almeida Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL/UAB) e presencial UFAL/Campus do Sertão.
  • Aparecida Mendonça Silva Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL/UAB)
  • Gildo Saturnino dos Santos Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL/UAB)

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Comunidade Escolar, Professor/a

Resumo

Este artigo originou-se de estudos teóricos e da elaboração de um projeto interdisciplinar tendo como tema: Identidade camponesa. “quem sou eu? conhecendo para conviver”, baseado em uma experiência de alunos/as do 5°/6° ano de uma escola estadual, na disciplina Projetos Integradores 4, da Licenciatura em Geografia modalidade a distância da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). São apontadas questões teóricas da construção do conceito de interdisciplinaridade, como a geografia pode contribuir nesta temática, é ressaltado ainda a importância e os passos metodológicos de um projeto interdisciplinar, apresentando um modelo que serviu de base para análise e avaliação da prática pedagógica baseada no desenvolvimento intelectual dos alunos/as, estimulando uma prática inovadora no sentido de provocar o empoderamento destes sujeitos. Para elucidar os estudos foram incluindo atividades já desenvolvidas na disciplina considerando as referências bibliográficas sugeridas nestas atividades.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental