A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: experiências do PIBID

Autores

  • Venusa Tavares Lima Graduanda em Geografia pela UEG
  • Laudiceia Santana de Sousa Siqueira Graduanda em Geografia pela UEG

Palavras-chave:

Ensino, alfabetização cartográfica, docência.

Resumo

A necessidade de se orientar e se localizar não são recentes, como mostra registro históricos de nossos antepassados, esses deram origens aos primeiros conhecimentos cartográficos. Além do suporte cientifico a cartografia também está presente no dia-a-dia das pessoas e precisa ser compreendida para ser bem utilizada. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é verificar como se encontra o processo de alfabetização cartográfica nas escolas de Itapuranga-Go, tendo como recorte uma escola estadual da cidade. Metodologicamente esse trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira o levantamento bibliográfico e a segunda a pesquisa em campo na escola, onde se entrevistou professores e alunos. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: o conhecimento cartográfico no ensino público não é prioridade e tem deixado lacunas no ensino de geografia, tal processo já se inicia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores que não recebem suporte para trabalhar com esse tema, o aluno é promovido para a fase seguinte sem ter recebido o ensino que serviria de apoio para prosseguir em seu processo de aprendizado escolar. Em contrapartida percebeu-se nessa pesquisa que a luta de professores para superar as dificuldades existe, eles buscam melhorar esta situação, diante dessa realidade o PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) poderá contribuir para a superação dessa realidade.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; alfabetização cartográfica; docência.

Biografia do Autor

  • Venusa Tavares Lima, Graduanda em Geografia pela UEG
    Graduanda em Geografia pela UEG, bolsista do PIBID-CAPES
  • Laudiceia Santana de Sousa Siqueira, Graduanda em Geografia pela UEG
    Graduanda em Geografia pela UEG, bolsista do PIBID-CAPES

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Edição

Seção

Linguagem e saúde mental