CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS DO PASSADO COLONIAL BRASILEIRO

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

modernismo, literatura, história e bandeirante.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de abordar as construções literárias da década de vinte sobre o passado colonial brasileiro. Tendo em vista que essa década se destacou pelo redescobrimento literário nacional, nosso objetivo é realizar uma discussão sobre a concepção histórica dos intelectuais envolvidos com corrente literária verde amarela, principalmente Cassiano Ricardo. Para tanto, contaremos com as contribuições de Pierre Bourdieu (2008) sobre a constituição do campo intelectual e as trocas simbólicas para, com essa abordagem, compreender como circulavam as produções destes escritores e, de que forma, se construiu o campo intelectual ao qual Cassiano Ricardo pertencia. A partir destas considerações, pretendemos demonstrar como Cassiano Ricardo se baseou no conceito de tradição e moderno como expressão artística. O autor a partir da união desses conceitos aparentemente contraditórios construiu uma interpretação ufânica do passado colonial. Neste sentido, acreditamos que este trabalho pode contribuir com os debates que envolvem a História e a Literatura, pois a narrativa deste autor pretendia se colocar como conhecimento histórico do passado colonial nacional. 

PALAVRAS-CHAVE: modernismo, literatura, história e bandeirante.

 

 

Biografia do Autor

  • George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

    Professor Me. Universidade Federal do Tocantins – Licenciatura em Educação do Campo. Doutorando pela Universidade Federal de Goiás.

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Edição

Seção

Linguagem e saúde mental