PAISAGEM DA JANELA (CLUBE DA ESQUINA: CIDADE E REPRESENTAÇÕES – MINAS – 1970)

Autores

  • Ada Dias Pinto Vitenti Universidade de Brasília – UnB

Palavras-chave:

Música, Clube da Esquina, Identidade, Belo Horizonte

Resumo

A presente comunicação pretende apresentar reflexões sobre a musicalidade do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros cuja produção remonta às décadas de 1960 e 1970, a partir de suas experiências na cidade de Belo Horizonte, MG. Partimos do pressuposto de que o grupo produziu uma musicalidade cuja especificidade foi constituída, dentre outros, pelo desejo de criar uma identidade musical cuja influência reportasse a aspectos da configuração cultural e social da sociedade mineira, percebemos a cidade de Belo Horizonte como o centro irradiador de sua música, é o seu lugar de fala, é o lugar de onde eles falam e do qual falam. Notamos, contudo, que o Clube da Esquina extrapolou Belo Horizonte, pois tinha nas próprias Minas Gerais o elemento constitutivo de sua identidade coletiva. Assim, nos interessa refletir sobre alguns possíveis caminhos da musicalidade produzida pelo grupo, como o da presença nas canções investigadas das memórias construídas sobre as Minas Gerais e as vivências na cidade de Belo Horizonte e de como as mesmas poderiam dar uma feição própria a sua sonoridade.

PALAVRAS-CHAVE: Música, Clube da Esquina, Identidade, Belo Horizonte.

Biografia do Autor

  • Ada Dias Pinto Vitenti, Universidade de Brasília – UnB

    Mestra em História pela Universidade de Brasília – UnB.

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Linguagem e saúde mental