A ARTE FESTIVA EM PIRENÓPOLIS: OS SÍMBOLOS E SONS PRESENTES NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Aline Santana Lôbo UEG
  • Ronypeterson Morais Miranda Morais Miranda UEG

Palavras-chave:

Arte, Musicalidade, Festa do Divino.

Resumo

Pirenópolis possui rico patrimônio cultural que representa as identidades locais através de inúmeras manifestações, tais como, as festas populares, as artes e os sons diversos. Esta representatividade é percebida claramente nos símbolos encontrados nos festejos em louvor ao Divino Espírito Santo – festa, surgida no século XIX, registrada como Patrimônio Cultural Nacional, que acontece anualmente na cidade e traduz as tradições locais. A festa tem dentre alguns símbolos a pomba branca indicando a descida do Espírito Santo, as cores vermelha, branca e azul e os sons das marchas, dobrados e os ritmos marcados pelas caixas de couro que compõem a paisagem festiva encontrada nas diversas artes que retratam a festa. Objetiva-se neste trabalho compreender as relações culturais, presentes nos festejos em louvor ao Espírito Santo, em suas múltiplas formas de expressão artística ressaltando a importância que a festa exerce para a população local. As manifestações artísticas presente nos artesanatos e na musicalidade serão o foco do estudo, pois a Festa do Divino Espírito Santo embora muito comemorada em diversas partes do Brasil assume diferencial relevante em Pirenópolis, englobando características peculiares que a singulariza realçando-a pelas artes nas suas mais variadas externalizações.

Biografia do Autor

  • Aline Santana Lôbo, UEG

    Mestranda em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela UEG, UnuCSEH de Anápolis; Graduada em Pedagogia pela Faculdades da Associação Educativa Evangélica.

  • Ronypeterson Morais Miranda Morais Miranda, UEG
    Mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela UEG, UnuCSEH de Anápolis; Graduado em Tecnologia de Gestão em Turismo pela UEG, UnU de Pirenópolis

Downloads

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental