CRÍTICA E PROJEÇÃO: A CULTURA NACIONAL NO PENSAMENTO DE TOBIAS BARRETO

Autores

  • Aruanã Antonio dos Passos Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Universidade Federal de Goiás (UFG).

Palavras-chave:

Identidade/alteridade. Nação. Escola de Recife. Tobias Barreto.

Resumo

O trabalho busca analisar a crítica de Tobias Barreto (1839-1889) à identidade e cultura nacional. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o pensador sergipano busca construir um projeto de nação enfeixado por uma influência e defesa do modelo germânico de cultura em oposição a hegemonia do modelo francês. Sendo assim, de que maneira esse projeto guarda em si características de absorção da própria dimensão identitária nacional em contraposição e/ou absorção do imaginário que se tem do “outro”? Ou seja, quais as relações estabelecidas em sua obra entre o “nós” e “eles”, tendo em vista, que o outro aqui possui a ambivalência de dois modelos distintos? Como funciona esse jogo de análise, interpretação, (re)significação das características culturais de franceses e alemães frente a necessidade de construção da distinção, tanto no plano individual quanto coletivo? Essas serão algumas das questões a serem discutidas e que ao nosso ver, são indispensáveis para se pensar a interpretação de Brasil proposta pelo movimento da Escola de Recife e de seu “pai fundador”.

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental