O TURISMO COMO VETOR DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS

Autores

  • Samara Benedita Lôbo Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Pirenópolis. Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Bolsista PBIC/CNPQ.
  • Tereza Caroline Lôbo Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Pirenópolis. Doutora em Geografia – IESA/UFG.

Palavras-chave:

Turismo – Pirenópolis – Transformações urbanas

Resumo

Surgida da mineração do ouro em Goiás no século XVIII Pirenópolis vem, nas últimas décadas, passando por intenso processo de transformação. A ampliação dos bairros periféricos a partir da década de 1980, o tombamento do centro histórico (1989) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o movimento de inserção no processo de desenvolvimento turístico são ações que têm provocado mudanças nas paisagens, nas relações sociais e no modo de ser da população local e têm reforçado sua demonstração de feição às identidades e à cultura. Propõe-se, utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo, um estudo sobre a influência do turismo na localidade - entendido como um dinamizador de processo de mudança atual na cidade.

Palavras-chave: Turismo – Pirenópolis – Transformações urbanas

Downloads

Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental