EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL E EM GOIÁS

A EXPERIÊNCIA DOS POVOS YNỸ/KARAJÁ, TAPUIA DO CARRETÃO E AVÁ-CANOEIRO

Autores

Resumo

Este estudo apresenta a trajetória da educação escolar indígena no Brasil e em Goiás, com ênfase na legislação e na instalação das escolas indígenas nos territórios indígenas dos Karajá, Tapuia do Carretão e Avá-canoeiro. Os objetivos consistem em observar as mudanças ocorridas no que se refere aos direitos indígenas a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) principalmente no que se refere a educação; discutir sobre a desassistência da educação indígena e a ausência de políticas públicas que resultam em sérios problemas de infraestrutura das escolas e conhecer e entender a estrutura e o funcionamento dos colégios indígenas em Goiás. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica e análise das fontes, com base em uma abordagem da legislação escolar, de fontes variadas, incluindo sites acadêmicos, livros e artigos especializados. Observa-se que as instalações das escolas indígenas em Goiás, atualmente denominados como colégios, são resultados de lutas das comunidades com o apoio de instituições que buscam consolidar o que está proposto nas leis, no entanto, ainda são muitos os desafios no que refere a construção do currículo e do Projeto Político Pedagógico, que atendem as especificidades desses povos.

Biografia do Autor

  • Dra. Damiana Antonia Coelho, UEG-Itapuranga

    Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Ciências Sociais e Humanidades no Programa de Pós Graduação Territórios e Expressões Culturais do Cerrado - TECCER (UEG-Câmpus Anápolis). Possui Especialização em Psicopedagogia Institucional (2010) pela Faculdade Delta e em Neuropedagogia Aplicada à Educação (2013), pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduada em História (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-Câmpus Itapuranga) e graduada em Pedagogia pelo Instituto de Pesquisa e Formação Educacional (2020). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, Unidade Universitária de Itapuranga. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, Moderna e Regional. Coordenadora do Projeto de Extensão "Museu Nello Bononi: os entrelaces da Universidade com a Educação Básica". Coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar Língua Portuguesa/Geografia, com a temática A relevância da Literatura Indígena na formação inicial docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UEG/CAPES. Bolsista Capes na modalidade Coordenadora de área do Pibid. Recebeu a Comenda Honestino Guimarães (2016), atribuída pelo Governo de Goiás via Universidade Estadual de Goiás. Correio eletrônico: damiana.coelho@ueg.br

     

  • Grazielle Rodrigues Vieira Mota, Universidade Estadual de Goiás - UnU Itapuranga

    Acadêmica do 7º Período do Curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, Unidade Universitária de Itapuranga. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). graziellemota16@outlook.com

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Tema livre