EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL E EM GOIÁS
A EXPERIÊNCIA DOS POVOS YNỸ/KARAJÁ, TAPUIA DO CARRETÃO E AVÁ-CANOEIRO
Resumo
Este estudo apresenta a trajetória da educação escolar indígena no Brasil e em Goiás, com ênfase na legislação e na instalação das escolas indígenas nos territórios indígenas dos Karajá, Tapuia do Carretão e Avá-canoeiro. Os objetivos consistem em observar as mudanças ocorridas no que se refere aos direitos indígenas a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) principalmente no que se refere a educação; discutir sobre a desassistência da educação indígena e a ausência de políticas públicas que resultam em sérios problemas de infraestrutura das escolas e conhecer e entender a estrutura e o funcionamento dos colégios indígenas em Goiás. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica e análise das fontes, com base em uma abordagem da legislação escolar, de fontes variadas, incluindo sites acadêmicos, livros e artigos especializados. Observa-se que as instalações das escolas indígenas em Goiás, atualmente denominados como colégios, são resultados de lutas das comunidades com o apoio de instituições que buscam consolidar o que está proposto nas leis, no entanto, ainda são muitos os desafios no que refere a construção do currículo e do Projeto Político Pedagógico, que atendem as especificidades desses povos.