“DEUS SIM, DIABO NÃO” – DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 NO BRASIL, SOBRE O VIÉS DO ROMANCE HILDA FURACÃO, DE ROBERTO DRUMMOND

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Resumo

O artigo analisa o romance Hilda Furacão, de Roberto Drummond, como uma representação das contradições sociais e culturais enfrentadas pelas mulheres brasileiras nas décadas de 70 e 80. Nesse período, marcado pela repressão da ditadura militar e pelo início da redemocratização, os movimentos feministas começaram a questionar as estruturas patriarcais, enfrentando barreiras impostas por uma sociedade conservadora e hipócrita. A obra de Drummond, ao narrar a trajetória de Hilda, uma mulher que desafia normas estabelecidas e busca autonomia, reflete os desafios de gênero e do controle social exercido pelas instituições religiosas e culturais. A pesquisa utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica e tem abordagem qualitativa, de maneira a articular teoria literária, estudos de gênero e reflexões históricas. Quanto à fundamentação teórica do estudo, ela baseia-se em Pinto (2003), Claricia Otto (2018), Heleieth Saffioti (2004), Costa (2021), dentre outros estudiosos. A parte teórica aborda três questões: o contexto político e social das décadas de 70 e 80, a hipocrisia social e a libertação feminina representada na literatura. A análise revela como Hilda Furacão (1991) critica as normas opressoras e reforça o papel da literatura como instrumento de reflexão sobre as dinâmicas de poder e de resistência feminina. O artigo conclui que a obra não só retrata as tensões da época, mas também propõe uma visão crítica e inspiradora sobre a luta pela igualdade de gênero.

Biografia do Autor

  • Roseny Alves dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    É graduada em Letras-Português/Inglês(2005), pela Universidade Estadual de Goiás. No ano de 2006, foi aprovada, por meio de concurso público, como professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás. Em 2007 participou do Encontro para Formação de Professores Dinamizadores do Projeto de Incentivo à Leitura, promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás. Fez Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Goiás. - 2006 a 2011 Professora do Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Cachoeira de Goiás. - 2008 Convidada para a Mostra Ipê, de Arte e Cultura da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. - 2008 a 2011 Premiada no Concurso Estadual "Goiás na Ponta do Lápis". - 2012 Formadora de professores, na Escola de Formação de Professores, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás. - 2013 a 2015 Convidada exercer o cargo de Secretária Municipal de Educação no município de Aurilândia Goiás; - 2013 até o presente momento, professora efetiva da SEDUC-GO, no CEPI-Prof. Adalberto Sobrinho de Souza/Aurilândia Goiás. Em 2024 inciou o Mestrado Acadêmico no POSLLI - UEG/Campus Cora Coralina.

  • Dr. Adolfo José de Souza André, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Possui graduação em Letras Portugues/Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Letras e Linguística pela UFG (2013) e pós-doutorado em Estudos Literários (UFF). Mestrando em Psicologia pela UFG. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: conto e romance em língua inglesa, memória, literatura nigeriana, distopia e teoria literária. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade - POSLLI LP2 Estudos Literários e Interculturalidade, sediado na cidade de Goiás - no Câmpus Cora Coralina. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura em Interfaces: transdisciplinaridade e interculturalidade (LINTERFACES).

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Tema livre