O DISCURSO DA MUDANÇA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender em quais bases semânticas o discurso da mudança (discurso que propõe alterações no ensino de língua materna a partir de uma nova concepção de linguagem) se constitui e como ele circula e produz sentidos em duas dissertações de mestrado, as quais constituem o nosso corpus de análise. Para isso, utilizamos como base teórica a Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente os trabalhos de Maingueneau (2008, 2015). Também levamos em conta as reflexões sobre o discurso da mudança, conforme Pietri (2004), além das propostas relativas ao ensino de língua portuguesa apresentadas por Faraco (2008) e Soares (2001). Como resultados, observamos que o discurso da mudança reivindica os semas concretude, aquisição, heterogeneidade e interatividade e rejeita os semas homogeneização, artificialidade, sobreposição, normativismo e tradicionalismo, fazendo operar bases semânticas que propõem um ensino de língua materna pautado na observação da realidade linguística. 

Biografia do Autor

  • Paula De Col Campanha, Instituto Federal de Mato Grosso/ Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Cesumar (2022) e graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019- 2024). Atualmente é bolsista CAPES no mestrado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no campus Alta Floresta.

  • Dra. Vanessa Fabíola Silva de Faria, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Bacharel em Letras (Alemão/ Português) pela FFLCH-USP (2004), mestre em Educação Linha Linguagem e Educação, pela FE-USP (2009) e doutora em Estudos da Linguagem Linha Estudos Linguísticos do Texto (2015). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e atua também como coordenadora do Sub-projeto Língua Portuguesa da Residência Pedagógica Núcleo Sinop. Experiência na área de Letras Língua Portuguesa, com ênfase nos estudos linguísticos do texto e do discurso e ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e médio.

  • Marilena Inácio de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduada em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003); Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007); Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2012); Pós-Doutora em Estudos da Linguagem pela UNICAMP (2016). Professora adjunta junto à FALECT- Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas. Atualmente, ocupa a função de coordenadora do Curso de LETRAS- UNEMAT- Campus de Alto Araguaia, também atua como professora colaboradora no Programa de Mestrado em Letras- PPGLETRAS- UNEMAT-SINOP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação de professores; Análise de discursos midiáticos; Enunciados destacados/destacaveis; Aforização.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Tema livre