O DISCURSO DA MUDANÇA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender em quais bases semânticas o discurso da mudança (discurso que propõe alterações no ensino de língua materna a partir de uma nova concepção de linguagem) se constitui e como ele circula e produz sentidos em duas dissertações de mestrado, as quais constituem o nosso corpus de análise. Para isso, utilizamos como base teórica a Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente os trabalhos de Maingueneau (2008, 2015). Também levamos em conta as reflexões sobre o discurso da mudança, conforme Pietri (2004), além das propostas relativas ao ensino de língua portuguesa apresentadas por Faraco (2008) e Soares (2001). Como resultados, observamos que o discurso da mudança reivindica os semas concretude, aquisição, heterogeneidade e interatividade e rejeita os semas homogeneização, artificialidade, sobreposição, normativismo e tradicionalismo, fazendo operar bases semânticas que propõem um ensino de língua materna pautado na observação da realidade linguística.