ANÁLISE DE INDICADORES AMBIENTAIS INTRAURBANOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE ARAXÁ, MINAS GERAIS (BRASIL)

Autores

  • Josimar dos Reis de Souza Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEP/UFU)
  • Beatriz Ribeiro Soares Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Laís Naiara Gonçalves dos Reis Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEP/UFU)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os Indicadores Ambientais intraurbanos dos oito municípios que compõem a Região Geográfica Imediata (RGI) de Araxá, Minas Gerais (Brasil), utilizando dados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 do IBGE. As etapas realizadas incluíram: levantamento bibliográfico e documental sobre a importância dos indicadores ambientais em áreas urbanas; coleta de dados dos Censos Demográficos; tabulação e seleção dos indicadores a serem analisados; mapeamento dos indicadores e criação de cartogramas com o software ArcGis 10.2; visitas a campo para verificação dos resultados e coleta de fotografias; e análise quali-quantitativa com base nos dados dos Censos, análise da paisagem e fotografias. Os indicadores ambientais analisados foram: porcentagem da população urbana atendida pela rede de abastecimento de água; porcentagem da população urbana em domicílios com esgotamento sanitário adequado; porcentagem da população em domicílios localizados em logradouros com esgoto a céu aberto; porcentagem da população urbana em domicílios com coleta direta de lixo e porcentagem da população em domicílios localizados em logradouros com acúmulo de lixo. Os resultados mostraram diferenças ambientais significativas entre as cidades estudadas, onde áreas com maior poder aquisitivo possuem melhor infraestrutura e serviços públicos. Em contraste, áreas periféricas e bairros com menor renda apresentaram maior vulnerabilidade ambiental. Estes resultados sublinham a importância de analisar indicadores ambientais intraurbanos para promover o desenvolvimento sustentável nas cidades, ajudando na identificação de problemas ambientais e sociais que afetam a saúde e qualidade de vida, permitindo a implementação de soluções mais eficazes.

 

Biografia do Autor

  • Josimar dos Reis de Souza, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEP/UFU)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

  • Beatriz Ribeiro Soares, Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

    Professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2025-02-26

Edição

Seção

Geografia Física em Foco: Tendências e Linhas de Pesquisa