ENTRE O CONCRETO E O PERCEBIDO

O DISTRITO DE ÁGUAS DE SÃO JOÃO REPRESENTADO EM MAPAS MENTAIS

Autores

  • Marlon Teixeira de Faria UEG
  • Luana Nunes Martins de Lima UEG

Resumo

Essa pesquisa tem como um de seus objetivos refletir sobre o simbolismo desenvolvido em torno dos bens do distrito de Águas de São João. Busca-se compreender as ações que levam a sua formação e à compreensão da constituição do imaginário local. Essa reflexão permitirá entender partes da estrutura do local, a importância das festividades para os moradores, a memória e a maneira como os habitantes se relacionam com o espaço em que vivem e como experimentam seus próprios bens. Desenvolvida essa etapa, parte-se ao segundo momento. Busca-se, por meio da apresentação de alguns mapas mentais, compreender nas formas que são representados o que fora projetado teoricamente. Os mapas mentais foram realizados por pessoas do próprio distrito, especificamente alunos da Escola Municipal Águas de São João. O uso desse recurso contribuirá para levar à compreensão de como moradores do local vivenciam a sua própria história, o que eles sentem em relação aos usos de seus bens e a percepção que têm deles em relação à Águas de São João. Por fim, a aplicação dessa metodologia permitirá levantar alguns pontos reflexivos que estejam relacionados com a força do simbolismo, das narrativas, o fortalecimento dos laços de memória entre moradores e, por fim, como isso é apreendido pelos que ali transitam. 

Biografia do Autor

  • Marlon Teixeira de Faria, UEG

    Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Única (2024). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Jussara (2010). Possui especializações em: História e Sociedade pela Faculdade Montes Belos (2012) e Cultura, Identidade e Região, pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Interesses e estudos nos temas: Educação, Ensino de História, Historiografia,  Memória e Patrimônio. 

  • Luana Nunes Martins de Lima, UEG

    Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (2017). Mestre e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Especialista em História Cultural (2012) pela Universidade Federal de Goiás (2011). Graduada em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008). Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás (UnU Itapuranga) e do Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP), na Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), atuando na linha de pesquisa "Cultura, Preservação e Identidades". Foi coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Cultura, Identidade e Região" da Universidade Estadual de Goiás (UnU Itapuranga / Campus Cora Coralina). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Cidades e Patrimonialização na América Latina e Caribe (GECIPA) e do Grupo de Pesquisa do CNPq: Lugares e Patrimônios (LUPA). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Cultural, e na área do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, turismo, planejamento urbano e regional; manifestações culturais, comunidades tradicionais, festas populares, inventários e cartografias participativas.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Edição

Seção

Geografia Física em Foco: Tendências e Linhas de Pesquisa